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Imagem: Pixabay |
Para quem não sabe a
propaganda e a publicidade ganharam força em 1951, um ano após a inauguração da
televisão.
Os primeiros comerciais foram veiculados na
primeira novela brasileira “SUA VIDA ME PERTENCE”, que o nome se adaptou
perfeitamente ao nosso comportamento com essa nova tecnologia na época.
Mas o nosso foco é que naquele momento a comunicação era dirigida para o público em geral, o que chamamos de massa.
Todos os produtos e serviços buscavam atingir toda a população. A rentabilidade era a quantidade de vendas e não o potencial de um público específico.
Tudo era novidade, o desejo de adquirir era maior que o poder aquisitivo de muitas pessoas, porém não havia liberação de créditos no mercado financeiro, assim as classes sociais eram bem distintas.
No decorrer dos anos, novas tecnologias surgiram, novos concorrentes e comportamentos. O alcance de massa ficou ultrapassado, já que as famílias ganharam poder aquisitivo com abertura de crédito no mercado e os interesses foram se diferenciando, exigindo das empresas atendimento e produtos personalizados.
Como tudo muda, a abordagem aos clientes também sofreu alterações e hoje nos deparamos com os nichos que é praticamente um filtro mais conciso do atendimento personalizado.
Os nichos que estão em destaque são: alimentação saudável, loja de discos, animais de estimação, cosméticos, saúde entre outros.
A dica mais importante de sucesso de negócio é que você se dedique ao que gosta.
Lembra do ditado: vista a camiseta da empresa? Realmente é válido, se você como dono não vestir, como irá incentivar sua equipe?
Mas o nosso foco é que naquele momento a comunicação era dirigida para o público em geral, o que chamamos de massa.
Todos os produtos e serviços buscavam atingir toda a população. A rentabilidade era a quantidade de vendas e não o potencial de um público específico.
Tudo era novidade, o desejo de adquirir era maior que o poder aquisitivo de muitas pessoas, porém não havia liberação de créditos no mercado financeiro, assim as classes sociais eram bem distintas.
No decorrer dos anos, novas tecnologias surgiram, novos concorrentes e comportamentos. O alcance de massa ficou ultrapassado, já que as famílias ganharam poder aquisitivo com abertura de crédito no mercado e os interesses foram se diferenciando, exigindo das empresas atendimento e produtos personalizados.
Como tudo muda, a abordagem aos clientes também sofreu alterações e hoje nos deparamos com os nichos que é praticamente um filtro mais conciso do atendimento personalizado.
Os nichos que estão em destaque são: alimentação saudável, loja de discos, animais de estimação, cosméticos, saúde entre outros.
A dica mais importante de sucesso de negócio é que você se dedique ao que gosta.
Lembra do ditado: vista a camiseta da empresa? Realmente é válido, se você como dono não vestir, como irá incentivar sua equipe?
Outro ponto que gostaríamos de passar como futuro empreendedor é a
importância de conhecer o mercado e a região de atuação, porque o que pode ser
inovador para seu empreendimento pode estar ultrapassado pelo mercado.
Assim, para ajudar nesse processo de visão indicamos a leitura do livro À
estratégia do Oceano Azul, escrito pelo autor W. Chan Kim em que aborda a
conquista do mercado contra o tradicional, como exemplo, podemos citar o Circo
de Soleil que é um diferencial do conceito de circo que estávamos acostumados,
tirando os animais de cenas e incluindo espetáculos inusitados, afastando
qualquer possibilidade de concorrência.
Pense nisso!
Pense nisso!
Mais Que Projeto: Seu negócio, nossa missão!
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