sexta-feira, 15 de junho de 2018

Logotipo e logomarca, qual a diferença

Imagem: Pixabay

Logotipo é a identidade visual de uma empresa, podendo representar sua marca, produto ou serviço.
É uma palavra grega em que “logos” significa conceito ou significado e “typos” significa símbolo gráfico.
O interessante do post de hoje, é que os dois termos são bastante utilizados no mercado, porém, o termo logomarca é usado errado. Sabe por quê?
Se pegarmos ao pé da letra o significado de logomarca que é de origem germânica, a palavra “marka” significa marca. Portanto logos + marka = conceito do conceito, não tem sentido, né?!
Como esse termo já é usado há bastante tempo, deixaremos como critério de curiosidade.
Esses são alguns tipos de logotipos que você pode escolher para o seu negócio:
Símbolo ou ícone são usados mais para memorização da marca para seu público, dispensando todo tipo de texto.
Lettermark é usado o nome da empresa que pode ser abreviado ou não. Isso vai depender se o nome for muito complexo, pois essa tática facilita também na memorização da marca.
Emblema é usado o nome da empresa junto ao um ícone gráfico. Esse ajuda bastante nas campanhas publicitárias, mas tem que ter cuidado, para que na impressão o nome da empresa não fique borrado.
O Wordmark é um logo que usa o próprio nome da empresa. 
Em todos esses mencionados é necessário registrar a patente para que não ocorra da concorrência copiar e registrar primeiro no cartório, o obrigando a trocar de identidade por plágio.
A escolha do design e de como ficará sua identidade é muito importante, porque faz toda a diferença quando estiver marcada na memória dos seus clientes.
Pense nisso! Reflita e qual marca que já faz parte de suas preferências?

Mais Que Projeto: Seu negócio, nossa missão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário