segunda-feira, 18 de junho de 2018

Hoje vamos falar de acessibilidade. O que significa?

Imagem: Pixabay

Ao pé da letra acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares, porém isso não se restringe somente a pessoas especiais com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência física. Essa questão se estende a todos nós no cotidiano ao acesso de atendimento médico, remédios, locomoção em lugares públicos, estacionamentos entre outros. 
A lei 5296 de acessibilidade existe desde dezembro de 2004 e infelizmente representa pouco em nossa sociedade. Mas o que isso significa para o setor comercial? 
Significa que os proprietários de estabelecimentos comerciais precisam pensar em todos os seus clientes desde a estrutura do espaço a venda dos produtos. 
Pode ser uma questão simples, mas quantas vezes presenciamos lugares com mais de um andar e não havia elevador? Banheiros disponíveis? Corrimão na escada? Rampa para cadeirantes nas calçadas? Telefones públicos funcionando? Etc.. 
Assim, separamos algumas dicas que auxiliarão nesta questão: 
1- Sinalize o ambiente da loja, com placas de orientação aos seus clientes como localização dos caixas, banheiros, saída... 
2- Vagas de estacionamento para idosos e deficientes devem ficar próximo a entrada do estabelecimento; 
3- Sanitários acessíveis e adaptados para idosos e deficientes;
4- As portas de entrada devem ter no mínimo 0,80 m de vão livre e 2,10 m de altura com a maçaneta instalada numa altura de 0,90 m a 1,10 m que gire sem muito esforço;
5- As portas de vidro devem ter uma faixa de sinalização, para evitar acidentes de colisão;
6- A área do espaço da loja deve ter um perímetro de 0,80 por 1,20 m para facilitar a circulação de cadeirantes. 
7- Os estabelecimentos têm que ter sinalização tátil e sonora para atender pessoas com essas deficiências. 
Esses são alguns exemplos para se aplicar ao seu negócio e havendo mais interesse, acesse o site: www.acessibilidadebrasil.org.br. 
Aproveite e entre em contato conosco para solicitar orçamento de placas de sinalização e conheça melhor nossos serviços. 
Afinal seu negócio é nossa missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário